Adriana Aguiar participa das discussões para implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento de Educação do Tocantins

Posted On Quarta, 20 Outubro 2021 05:40
Avalie este item
(0 votos)
Para Adriana Aguiar, a formação de uma ADE gera muitos benefícios para os envolvidos Para Adriana Aguiar, a formação de uma ADE gera muitos benefícios para os envolvidos

A titular da Secretária de Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, defenfe que o Arranjo seja modelo para o Tocantins

 

Por Cláudio Paixão

 

A titular da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, participou nesta terça-feira, 19, de reunião para discutir a proposta de implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento de Educação (ADE) do Tocantins. Encabeçada pela Secretaria Municipal de Educação de Gurupi, a discussão contou com a participação de representantes dos 17 municípios que integram a região sul do Tocantins, ou seja, secretários de Educação dos municípios e gestores escolares (municipais e estaduais).

 

O ADE é um instrumento de gestão pública que visa à melhoria da qualidade social da educação e objetiva fortalecer a democratização das relações de gestão entre os entes participantes. "A atuação conjunta dos municípios e Estado gera muitos benefícios, facilita os trâmites na esfera nacional na busca por soluções dos desafios, trabalhando possibilidades comuns", ressaltou.

 

Adriana Aguiar lembrou que o modelo de trabalho de uma ADE se assemelha ao que vem sendo feito dentro do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, da qual ela é coordenadora da Câmara Técnica da Educação. "Sendo esse o primeiro ADE, que pode ser um modelo para que novas sejam implantadas em outras Regionais. Parabenizo todos vocês por estarem dando esse passo importante com a aprovação da proposta".

 

Gestores Municipais aprovam implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento de Educação do Tocantins

 

Na região sul, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação será formado pelos municípios: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira e Talismã.

 

Conforme a secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa, a iniciativa visa fortalecer os municípios. "As cidades integrantes do instrumento se fortalecerão com o alinhamento na formulação de Planos Municipais de Educação, bem como na perspectiva de um processo de planejamento intermunicipal ou regional articulado e sistêmico, que promovam inovações e avanços no campo da educação", ponderou.

 

Também são objetivos do ADE incentivar o desenvolvimento de um planejamento integrado e sistêmico que considere perspectivas futuras do território regional, antecipando a compreensão, entre outros fatores, de ampliação ou redução de matrículas, número de escolas da rede de ensino e quadro de docentes, além de novas possibilidades de ensino com utilização de meios tecnológicos de informação e comunicação, novas necessidades e exigências para a formação de professores e novos programas ou políticas públicas da educação.

 

 

Pesquisa

Última edição

o-paralelo-13-edicao-505.jpg

Boletim de notícias

Boletim de notícias

Colunistas

 

Últimas notícias