Por Edson Rodrigues
O Observatório Político de O Paralelo13 vem acompanhando de perto os primeiros passos da gestão interina do governador em exercício Laurez Moreira à frente do Estado do Tocantins. Em um momento de transição delicada, após o afastamento do governador eleito Wanderlei Barbosa por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurez tem adotado uma postura acelerada e firme, marcada por escolhas estratégicas e uma equipe experiente.
Laurez Moreira tem demonstrado habilidade política não apenas na condução da máquina pública, mas também na composição de seu secretariado. 99,99% dos auxiliares nomeados possuem ampla experiência na vida pública, refletindo uma tendência global de governos liderados por figuras acima dos 60 anos, como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, ambos com 79 anos.
Entre os nomes que simbolizam esse perfil técnico e maduro estão o Dr. Paulo Sidney, ex-prefeito de Araguaína, ex-deputado federal e ex-secretário de Planejamento no governo de Moisés Avelino, e a defensora pública Stela Mares, que pela segunda vez assume a função de Defensora Pública-Geral e agora comanda a Secretaria de Cidadania e Justiça. Ambos são reconhecidos por sua integridade e capacidade de gestão.
O que analistas políticos e a população cobram da nova equipe é uma radiografia clara e ética da situação financeira e administrativa herdada da gestão anterior. A expectativa é que Laurez Moreira apresente à população, sem maquiagem, os números reais do Estado, incluindo o déficit superior a R$ 300 milhões nas contas públicas anunciado por Ronaldo Dimas, logo após sua posse como secretário estadual de Planejamento, durante evento político em Araguaína, mas do qual ainda não foi apresentada nenhuma prova, nem origem nem providências tomadas. A transparência nesse processo é vista como essencial para evitar a vitimização do governador afastado e para garantir responsabilidade na condução do erário.
Investigações e legado e necessidade de ações
Sem entrar no mérito das investigações em curso pela Polícia Federal, que envolvem a aquisição de cestas básicas durante a gestão de Mauro Carlesse — também afastado — o Observatório Político de O Paralelo 13 precisa esclarecer que Wanderlei Barbosa teve apoio popular em diversas áreas. Entre os avanços citados estão melhorias para o funcionalismo público, recuperação de estradas, investimentos em polos turísticos como o Jalapão, construção do aeroporto regional, além de ações nas áreas de segurança pública, educação e assistência social.
LAUREZ EM BRASÍLIA
Por outro lado, Laurez Moreira também mantém uma agenda de trabalho agitada. Esta semana, esteve em Brasília, acompanhado do secretário de Planejamento Ronaldo Dimas, do senador Irajá Abreu e do deputado federal Tiago Dimas, demonstrando que quer, também, ter seu legado para deixar registrado e fortalecer suas ambições políticas.
O governador em exercício foi recebido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Ação Social e Habitação, Renan Calheiros Jr., e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A todos Laurez levou demandas e reivindicações de interesse popular do Estado do Tocantins, como a recuperação de estradas vicinais, que os municípios não têm condições de realizar por conta própria, por causa da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Com a gestão interina completando 30 dias no próximo dia 3 de outubro, o Observatório Político de O Paralelo13 reforça a importância de que a transparência no governo estadual seja demonstrada na prática, com menos discursos e mais ações concretas. A imprensa tocantinense aguarda uma entrevista coletiva do governador interino Laurez Moreira, onde se espera que ele apresente um balanço inicial e mostre os próximos rumos que tem traçados para sua administração.
O povo tocantinense e a imprensa têm o direito de saber se realmente houve atos não republicanos encontrados pelas auditorias realizadas pelo governo em exercício em vários órgãos e secretarias do governo estadual e, se encontradas, as providências tomadas. É preciso que tudo fique claro e cristalino para todos, evitando que sejam veiculadas informações seletivas nas redes sociais.
O momento da gestão de Laurez Moreira mostrar transparência é agora. E, transparência, na prática, é assim!!