Imprimir esta página

ARAGUAÍNA VIRA O CENTRO DA SUCESSÃO ESTADUAL

Posted On Sexta, 26 Junho 2026 07:13
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues

 

 

O processo sucessório tocantinense chegou definitivamente a Araguaína. O segundo maior colégio eleitoral do Estado, que historicamente sempre exerceu papel decisivo nas eleições majoritárias, volta a se transformar no principal palco das articulações políticas de 2026.

 

Os acontecimentos desta semana mostram que a política araguainense atravessa um momento de profundas transformações. Enquanto novas candidaturas ganham espaço, antigas alianças começam a apresentar sinais de desgaste e importantes lideranças demarcam seus territórios políticos.

 

O Observatório Político de O Paralelo13 define o atual cenário com uma única expressão: terreno de areia movediça. Cada movimento pode produzir consequências imprevisíveis. Cada decisão poderá alterar o equilíbrio político da maior cidade do Norte tocantinense.

 

PASTOR ELI BORGES ENTRA DEFINITIVAMENTE NO JOGO

 

 

 

O lançamento da pré-candidatura nesta sexta-feira, 26, em Araguaína, do deputado federal, Pastor Eli Borges ao Senado representa muito mais do que um simples evento partidário. Trata-se de uma decisão política do governador Wanderlei Barbosa e do Republicanos.

 

O próprio governador afirmou recentemente, em entrevista à jornalista Maju Cotrim, que a candidatura de Eli Borges é uma prioridade do partido.

 

Ao confirmar sua presença no evento em Araguaína, Wanderlei envia um recado à classe política: o projeto senatorial de Eli Borges possui respaldo do Palácio Araguaia.

 

Nos bastidores, também é dada como certa a presença da senadora Professora Dorinha Seabra.

A imagem de Wanderlei, Dorinha e Eli Borges no mesmo palanque possui enorme simbolismo político. Ela demonstra que a disputa pelas vagas ao Senado começa a ganhar contornos definitivos.

 

Eli Borges chega ao processo eleitoral com importantes ativos políticos. Possui forte inserção junto ao eleitorado evangélico. Tem experiência parlamentar. Construiu uma trajetória consistente na Câmara Federal. E representa um segmento religioso com grande capacidade de mobilização eleitoral.

 

Sua entrada na disputa modifica o tabuleiro sucessório.

 

ARAGUAÍNA DECIDIRÁ A ELEIÇÃO

 

Araguaína possui um dos maiores eleitorados do Estado. São mais de 125 mil eleitores aptos a votar. Trata-se do principal polo econômico no Norte tocantinense. A cidade vive um dos seus melhores momentos administrativos. O prefeito Wagner Rodrigues mantém índices de aprovação superiores a 80%. A gestão apresenta grande volume de obras. Os investimentos federais, estaduais e municipais transformam a infraestrutura da cidade.

 

Os recursos destinados pelos senadores Eduardo Gomes, Irajá Silvestre e Professora Dorinha, somados às emendas da bancada federal, ajudaram a impulsionar investimentos em diversas áreas.

 

Wagner Rodrigues já sinalizou apoio às candidaturas de Professora Dorinha ao Governo, Eduardo Gomes e Irajá ao Senado, além de Thiago Dimas para a Câmara Federal.

 

No entanto, o prefeito aguarda as convenções partidárias para oficializar sua posição política. Segundo aliados, o anúncio será feito de forma organizada, reunindo empresários, lideranças comunitárias, vereadores e representantes da sociedade organizada.

A força eleitoral do prefeito pode ser decisiva.

 

Segundo pesquisas de consumo político nas quais o Observatório Político de O Paralelo teve acesso, cerca de 80% do eleitorado araguainense diz desconhecer os candidatos apoiados pelo prefeito Wagner Rodrigues.

Nesse contexto, o apoio de Wagner Rodrigues poderá exercer forte influência eleitoral, uma vez que o gestor tem força de transferência de votos, tem serviços prestados e presença política em todos os setores da sociedade.

 

A CRISE SILENCIOSA NA PREFEITURA

 

Outro fato que movimenta os bastidores políticos é a situação do vice-prefeito Israel Guimarães. Segundo informações apuradas pelo Observatório Político de O Paralelo13, existe desconforto político entre o vice-prefeito e o núcleo principal da administração municipal. Israel encontra-se licenciado do cargo e, segundo fontes políticas, já admite a possibilidade de renunciar ao mandato. Até o fechamento desta análise não foi possível contato com o vice-prefeito.

 

O distanciamento entre Israel e o prefeito Wagner Rodrigues teria se aprofundado após a disputa pela presidência da Câmara Municipal, quando o grupo político ligado aos irmãos Guimarães apoiou uma candidatura diferente daquela defendida pelo prefeito.

 

Além disso, o deputado federal Alexandre Guimarães decidiu integrar o grupo de oposição liderado por Vicentinho Júnior e Amélio Cayres. A eventual candidatura de Alexandre ao Senado amplia ainda mais as divergências. Caso a renúncia de Israel realmente aconteça, Araguaína viverá um fato político raro na história recente do Tocantins.

 

RONALDO DIMAS DEMARCA TERRITÓRIO

 

Ronaldo Dimas, Tiago Dimas, Edaurdo Siqueira Campos, e Divaldo Resende

 

Se existe um nome que continua exercendo enorme influência em Araguaína, esse nome é Ronaldo Dimas. Ex-prefeito por dois mandatos, Dimas mantém forte capital político na cidade. Sua gestão deixou obras, investimentos e importantes transformações urbanas. Além da experiência administrativa, Ronaldo acumulou passagens relevantes pela gestão pública estadual e municipal. Foi secretário de Planejamento do estado, atual na Prefeitura de Palmas, participou de equipes técnicas em diferentes administrações. Sua pré-candidatura ao Senado representa uma nova etapa de sua trajetória política.

 

E não há dúvidas de que Ronaldo Dimas poderá ser um dos candidatos mais votados em Araguaína. Seu desempenho também pode alcançar Palmas e outras regiões do Estado. O apoio recebido recentemente do prefeito Eduardo Siqueira Campos reforçou ainda mais sua presença no debate sucessório.

 

O TEMPO DA DEFINIÇÃO

 

Araguaína vive um momento singular. O prefeito Wagner possui força política, Ronaldo Dimas mantém influência, Eli Borges entra na disputa ao Senado e Alexandre Guimarães amplia sua atuação. Vicentinho Júnior cresce na oposição enquanto Dorinha busca consolidar sua liderança, e o grupo do governador Wanderlei Barbosa trabalha para manter a unidade, mas os próximos movimentos poderão redefinir completamente o cenário.

 

A política araguainense tornou-se uma verdadeira arena sucessória. Cada gesto será observado. Cada declaração terá repercussão. Cada aliança poderá alterar o equilíbrio das forças. No atual momento, o terreno parece mesmo de areia movediça. Alguns avançarão. Outros poderão afundar. E apenas o tempo revelará quem conseguiu interpretar corretamente os sinais da política tocantinense.

 

O jogo começou.

 

 

 

E Araguaína voltou a ocupar o centro do tabuleiro.

 

 

Última modificação em Sexta, 26 Junho 2026 07:56
{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)