Assembleia contou com representantes de 23 estados e do Distrito Federal e definiu os nomes que estarão à frente do Fórum no próximo mandato
Por Marcelo Rodrigues
A Secretaria da Cultura (Secult) participou da Assembleia Eleitoral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, na manhã desta quinta-feira, 8, para a definição da nova gestão que atuará no biênio 2025–2027. Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (RJ), foi eleita presidente.
“A política cultural avançou no Brasil nos últimos anos, e o Fórum foi fundamental para esses avanços. Nosso compromisso é promover uma política cultural permanente, estruturada e capilarizada, com protagonismo dos territórios. Vamos trabalhar em rede, com estados, municípios e o Ministério da Cultura, para consolidar um sistema de financiamento robusto, com participação social e articulação federativa”, disse a presidente.
Assembleia contou com representantes de 23 estados e do Distrito Federal
Para Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Pará e eleita Secretária Geral do Fórum, “é sempre estimulante e desafiador contribuir para a evolução e fortalecimento de nosso Fórum Nacional. Estamos dando passos firmes na consolidação do Sistema Nacional de Cultura, e este colegiado tem papel fundamental na articulação política, construção de marcos legais e aprimoramento dos mecanismos de fomento e descentralização de recursos. Mas podemos ir além disso. Há um campo vasto de avanços possíveis para onde poderemos caminhar, consolidando sistemas permanentes de financiamento das políticas culturais. E nosso fórum está pronto para contribuir”, contou.
Para o secretário de Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, “o Fórum Nacional se tornou e se fortalece como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da cultura brasileira, atuando como elo entre a sociedade civil, os gestores nas esferas federal, estadual e municipal. Essa necessária renovação consolida o fórum como entidade representativa, pelo comprometimento de seus membros e trabalho conjunto de defesa, resistência e fomento. A Secult Tocantins continua participando ativamente e dando sua contribuição nessa missão a nós confiada pelo governador Wanderlei Barbosa. Parabenizamos os eleitos e a direção anterior, nas pessoas dos queridos Fabrício Noronha (ES) e Luísa Cela (CE)”, disse.
Úrsula Vidal (PA), secretária geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura
Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi a presidente da Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha da nova gestão do Fórum. A assembleia contou com representantes de 23 estados e do Distrito Federal.
Também foram eleitos cinco vice-presidentes, representando as seguintes regiões: Fabrício Noronha (ES), Sudeste; Jan Moura (MT), Centro-Oeste; Gustavo Bastos (SE), Nordeste; Luciana Casagrande (PR), Sul; e Leonildo Nery (RO), Norte.
O Conselho Fiscal é composto por Marília Marton (SP), Pedro Santos (PB) e Cacau de Paula (PE). Os suplentes são Rodrigo Amorim (PI), Eduardo Mendes (MS) e Luciana Casagrande (PR).