Imprimir esta página

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026

Posted On Quarta, 24 Dezembro 2025 15:17
Avalie este item
(0 votos)

Por Jéssica Sá

 

 

Em entrevista ao Bom Dia Tocantins, da TV Anhanguera, na manhã desta quarta-feira, 24, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou os avanços da gestão municipal e os próximos passos para a requalificação da cidade, com foco em obras de mobilidade, melhoria dos serviços públicos e planejamento urbano. Ao longo da conversa, o prefeito também respondeu a questionamentos sobre desafios enfrentados neste ano.

 

Ao falar sobre 2026, Eduardo Siqueira Campos citou obras em andamento e previstas com impacto direto na mobilidade urbana. “Estamos asfaltando o acesso norte: Água Boa, Setor Sonho Meu, Fumaça, Água Fria. Ao mesmo tempo, depois de 30 anos de promessa, a Baixada do Aureny III está recebendo asfalto, além do distrito industrial de Taquaralto. Vamos continuar com essas grandes avenidas e recuperar o trecho do Bertaville”, afirmou.

 

O prefeito também destacou a articulação com a bancada federal para garantir recursos. “Temos garantidos os recursos de pelo menos a metade da ponte do Bertaville, que já consta no orçamento da União do ano que vem. Quero licitar no próximo ano e iniciar a obra; a ponte de integração será cartão-postal da cidade”, disse. Segundo ele, a ponte da Avenida Siqueira Campos seguirá em pista dupla até a Vila Agrotins, mas dependerá de financiamento específico.

 

 

Eduardo Siqueira Campos relembrou as entregas e reformas de espaços públicos realizadas pela gestão, como a revitalização da Arca de Taquaralto, e destacou a atuação da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, criada em sua administração. “Deu um banho de cidadania ao entregar as praças, reformas, manutenção e troca de iluminação”, comentou.

 

Vagas em creches e expansão da rede de educação

 

Na área da educação, o prefeito falou sobre um problema histórico da cidade: a falta de vagas em creches. Eduardo Siqueira Campos garantiu que a gestão chegará à oferta de três mil vagas ainda no primeiro semestre de 2026. “Em março vou inaugurar o primeiro Cmei da gestão, que será no Taquari. Estamos indo para a reta final. Anotem: vamos chegar até o mês de julho com a oferta de 3 mil vagas”, afirmou. Ele também lembrou que a última escola inaugurada em Palmas foi há sete anos e confirmou a construção de uma Escola de Tempo Integral ao lado do novo Cmei.

 

Ao comentar o período chuvoso e os impactos na malha viária, o prefeito explicou que o serviço de tapa-buracos tem sido realizado, mas ressaltou que a solução definitiva depende da renovação do asfalto e da correção de problemas estruturais. “Estamos falando de uma malha viária velha. Precisamos renová-la com asfalto usinado a quente, que tem mais durabilidade, e fazer uma revisão geral da macrodrenagem. Estamos cadastrando projetos e, com financiamento, tenho certeza de que vamos conseguir”, afirmou.

 

Transporte coletivo e ajustes no sistema

 

Sobre o transporte coletivo, o prefeito falou do termo aditivo do contrato, da redução de frota, da tarifa e dos intervalos. Segundo ele, as mudanças trouxeram economia e modernização. “Somos a única capital com frota zero km, ar-condicionado, wi-fi e transporte gratuito aos sábados e domingos. Se precisarmos ajustar os finais de semana, isso é mais tranquilo, porque substituímos ônibus velhos e que pegavam fogo por uma frota nova, mais segura e moderna”, pontuou.

 

Qualidade do gasto público e decisões orçamentárias

 

Questionado sobre a não realização do Réveillon, o prefeito afirmou que a decisão está ligada à priorização de políticas sociais e da saúde. “Falamos da qualidade do gasto público. Se podemos oferecer comida a 88 mil pessoas por mês, preferimos fazê-lo. É o primeiro ano, reabrimos os restaurantes comunitários e inauguramos cinco Unidades de Saúde da Família (USF). Prefiro pensar naqueles 88 mil que estão comendo e pagam R$ 3”, destacou.

 

Durante o programa, o prefeito também respondeu a perguntas enviadas pela população, incluindo sobre a pavimentação da ponte do Ribeirão Taquaruçu, no acesso ao Bertaville e Setor União, além das marginais da BR-010. “Na rotatória do Bertaville, até o final de janeiro faremos aquele trecho, assim como fiz no Taquari, Avenida Goiás, Avenida Taquaruçu”, afirmou. Sobre as marginais da BR-010, explicou que não são de responsabilidade do município, mas se colocou à disposição como parceiro para buscar soluções.

 

Operação Sisamnes

Eduardo Siqueira Campos comentou ainda sobre a Operação Sisamnes, ressaltando que não há relação com sua gestão. “Nos autos, não tinha nada a ver com corrupção ou acusação de qualquer natureza. Eu saí daquele episódio tão abraçado pela comunidade. Foi difícil, mas a justiça cumpriu seu papel. Saí com mais vontade de trabalhar”, declarou.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)