Entregas de próteses no CER III devolvem a mobilidade e a esperança a pacientes de várias regiões do Tocantins
Entrega de novas próteses no CER III, em Palmas, devolve mobilidade e esperança a pacientes
Por Bruno Lacerda
Na quinta-feira, 13, o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Palmas, foi novamente palco de emoção e superação com a entrega de mais 16 próteses a pacientes de diferentes municípios tocantinenses. A ação integra as políticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) voltadas à reabilitação e à promoção da autonomia das pessoas com deficiência.
O Tocantins segue ampliando o acesso a órteses e próteses por meio dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e beneficiando pessoas como o morador de Aparecida do Rio Negro, José das Neves, que sofreu amputação bilateral em decorrência do diabetes e emocionou-se ao receber suas novas próteses. “O dia de hoje é maravilhoso, graças a Deus. As próteses são confortáveis, estou muito satisfeito. Fico até sem palavras para agradecer”, relatou.
“Devolver a mobilidade às pessoas é proporcionar independência e qualidade de vida e é com esta primícia que trabalharemos dia e noite. O cuidado integral com a saúde das pessoas é uma determinação do governador Laurez Moreira e não mediremos esforços para tornar o Sistema Único de Saúde, cada dia melhor”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Equipe que assiste a população no CER de Palmas
Para a superintendente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (RCPDC/SES-TO), Débora Okabayashi, “cada nova entrega representa a materialização do compromisso do Estado com a dignidade humana. Essas próteses vão muito além de um equipamento de apoio. Elas representam o resgate da independência, da autoestima e do sentimento de pertencimento. Ver cada paciente dando seus primeiros passos é ver a força da nossa rede de reabilitação em ação”, destacou.
Outro momento marcante foi o do paciente Valmir Soares Junior, de Barrolândia, que sofreu amputação em razão de um acidente. Acompanhado da esposa e familiares, ele deu seus primeiros passos com a nova prótese sob forte emoção. “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Agora é realizar o retorno para reabilitação”, afirmou. Sua esposa, visivelmente emocionada, chorou ao ver o marido readquirindo a mobilidade.
A gerente de Gestão do CER III de Palmas, Raidênia Oliveira, destacou a importância do trabalho conjunto das equipes. “Olhando para o futuro desses pacientes, sinto-me ainda mais motivada a continuar com esse trabalho belíssimo que o CER III de Palmas oferta. Um dia, com lágrimas, chorei junto com a esposa do paciente Valdir. A emoção tomou conta de toda a equipe hoje. Esta conquista das entregas de prótese não é minha, e sim de toda a equipe da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e técnicos do CER III de Palmas”, completou.