Imprimir esta página

Detran/TO realiza Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas

Posted On Terça, 11 Novembro 2025 03:42
Avalie este item
(0 votos)
Dados do setor de estatística do Detran/TO, apontam que, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 56 sinistros de trânsito com ciclista Dados do setor de estatística do Detran/TO, apontam que, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 56 sinistros de trânsito com ciclista

Durante o período, o órgão realiza ações em diversos municípios tocantinenses com o objetivo de reforçar os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito

 

 

Por Gabriel Moraes e Nayna Peres

 

 

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), reforça a importância de conhecer e respeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que reconhece a bicicleta como um veículo e estabelece direitos e deveres para quem pedala. Diante disso, o órgão realiza de 10 a 14 de novembro, a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas, com ações educativas em diversos municípios tocantinenses.

 

A campanha foi instituída pela Lei nº 4.204, sancionada em 20 de julho de 2023, e incluída no calendário oficial de eventos do Estado. O movimento visa promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas no trânsito com mais respeito por parte dos motoristas, além de estimular o debate sobre a importância do uso seguro da bicicleta como meio de transporte.

 

Dados

 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), mais de 13 mil ciclistas perderam a vida no trânsito na última década, sendo que 60% das mortes foram causadas por atropelamento.

 

Dados do Detran/TO, que reúne as informações da gerência do órgão, Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Palmas e Araguaína, mostram que em 2024, houve 78 sinistros de trânsito envolvendo ciclistas em rodovias estaduais. Em 2025, de janeiro a agosto, o órgão registrou 56 sinistros de trânsito com ciclistas.

 

 

Mais do que números, estes dados representam vidas e entre elas está a empresária e ciclista Joana Darque. A empresária, que possui uma paixão pelo ciclismo, foi vítima de um sinistro de trânsito, enquanto pedalava com amigos em Araguaína. O motorista não a viu e colidiu com ela, fazendo com que ela perdesse o controle da direção da bicicleta, caísse e ficasse inconsciente por algumas horas.

 

Joana passou por diversas cirurgias, no braço, cotovelo e na arcada dentária, sendo que em um destes procedimentos passou por complicações. Porém, o mais difícil para ela foi o período em que ficou sem pedalar.

 

“O ciclismo entrou na minha vida de uma forma que a mudou completamente. Quando fiquei parada este tempo todo, que foi quase um ano, cheguei a desenvolver depressão por acreditar que não iria me recuperar e poder pedalar novamente. Eu engordei mais de 10 kg, pois só ficava deitada em casa sem poder me movimentar. Claro que isso é passado, e agora faço o que mais amo, que é pedalar”, relata Joana.

 

Dicas de segurança

 

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran/TO, Enildo Leite, destaca que a segurança do ciclista depende tanto do cumprimento das regras quanto da atenção dos condutores.

 

“O ciclista tem prioridade sobre os veículos motorizados e deve ser respeitado como qualquer outro usuário da via. Mas é fundamental que ele também siga as normas de circulação e sinalize seus movimentos. A segurança no trânsito é uma via de mão dupla, depende do comportamento de todos”, afirma Enildo.

 

Entre as principais orientações aos ciclistas estão:

 

· Circular preferencialmente em ciclovias e ciclofaixas;

· Quando não houver, manter-se à direita da pista, em fila única;

· Evitar pedalar sobre a faixa de pedestres — nesses casos, é necessário descer da bicicleta e seguir a pé;

· Não transitar nas calçadas, que são espaços exclusivos para pedestres;

· Respeitar a sinalização, evitar manobras em zigue-zague e manter distância segura de veículos, especialmente ônibus e caminhões.

 

Além disso, o Detran/TO reforça a importância do uso de equipamentos de segurança, como capacete, refletores, luzes noturnas e retrovisores. Esses itens aumentam a visibilidade do ciclista e podem evitar acidentes graves.

 

Outra recomendação importante é para os motoristas: o CTB determina que a distância mínima de 1,5 metro seja respeitada ao ultrapassar ciclistas. Essa medida simples é essencial para preservar vidas e garantir uma convivência segura no trânsito.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)