Imprimir esta página

Transparência e restauração da credibilidade do Tocantins em pauta durante reunião entre governador Laurez Moreira e Tribunal de Contas

Posted On Sexta, 03 Outubro 2025 04:27
Avalie este item
(0 votos)
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, reuniu-se com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), nesta quinta-feira, 2 Governador do Tocantins, Laurez Moreira, reuniu-se com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), nesta quinta-feira, 2 Foto: Hiroshi Fukushima

Gestão busca cooperação com o TCE/TO para intensificar o controle, promover transparência e otimizar o uso dos recursos do Estado

 

 

Por Fernanda França

 

 

A construção de uma gestão pública eficiente, responsável e transparente marcou o encontro entre o governador do Tocantins, Laurez Moreira, e os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), nesta quinta-feira, 2. A reunião institucional, a primeira desde que Laurez assumiu o comando do Executivo, foi pautada pelo compromisso mútuo de fortalecer a fiscalização, aprimorar os mecanismos de controle e assegurar a correta aplicação dos recursos públicos.

 

O governador destacou que sua administração tem como prioridade restaurar a confiança da sociedade na gestão estadual e adotar medidas concretas de austeridade.

 

“O nosso compromisso é com o povo tocantinense. Precisamos ter um governo transparente, que cuide de cada centavo que entra nos cofres públicos, para que seja bem aplicado e retorne em benefícios para a nossa gente. A primeira coisa que precisamos resgatar é a credibilidade do Tocantins. Nosso estado tem crescido entre os melhores índices do país e a gestão pública precisa acompanhar esse ritmo”, afirmou.

 

Durante a reunião, Laurez Moreira apresentou, aos conselheiros, um panorama do cenário encontrado ao assumir o governo e as ações já adotadas para reduzir despesas e reorganizar a máquina administrativa.

 

Governador Laurez Moreira ao lado do presidente do TCETO, Alberto Sevilha, destacaram o compromisso mútuo de fortalecer a fiscalização, aprimorar os mecanismos de controle e assegurar aplicação correta dos recursos públicos 

 

“Encontrei o Estado gastando entre 30% e 32% apenas com custeio, quando o ideal seria em torno de 20%. A situação era insustentável. Por isso, começamos cortando excessos, como o contrato do avião de quase R$ 20 milhões e a frota de veículos espalhada nas secretarias. Nossa meta é reduzir despesas e abrir espaço para investir no que realmente importa ao cidadão”, explicou o chefe do Executivo.

 

Segundo o governador, a parceria com o TCE/TO é fundamental para assegurar que o esforço de ajuste fiscal e reorganização do Estado tenha resultados duradouros.

 

Parceria com o TCE/TO visa garantir que o ajuste fiscal e a reorganização do Estado tragam resultados duradouros - Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins

 

“Queremos o acompanhamento de perto, em tempo integral, ajustando o que for necessário. Nosso foco é eficiência e transparência. Com o apoio do Tribunal de Contas, vamos promover mudanças estruturais para garantir o bom uso do dinheiro público e melhorar a vida do tocantinense”, ressaltou.

 

O presidente do TCE/TO, conselheiro Alberto Sevilha, reafirmou o papel da Corte como parceira da boa gestão e destacou a importância do alinhamento institucional.

 

“É muito importante essa aproximação, porque uma instituição depende da outra. O Tribunal continua sendo órgão de fiscalização, mas hoje em dia também atua preventivamente, acompanhando a gestão em tempo real. Nosso papel é coibir falhas de má-fé e contribuir para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e correta”, declarou.

 

Na ocasião, Alberto Sevilha também apresentou programas estratégicos conduzidos pelo Tribunal, como o TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, fiscalizações surpresa em unidades de saúde e a implantação de um centro tecnológico com novas medidas de segurança da informação, iniciativas que ampliam a capacidade de monitoramento e a eficiência do trabalho da Corte.

 

Participações

 

Também participaram da reunião os conselheiros Severiano José Costandrade de Aguiar, Doris de Miranda Coutinho, Napoleão de Souza Luz Sobrinho e Manoel Pires dos Santos; o conselheiro substituto Márcio Aluísio Moreira Gomes; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Oziel Pereira dos Santos; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Souza Coelho Aguiar; e o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Murilo Francisco Centeno.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)