Por Edson Rodrigues
O deputado estadual Jair Farias (MDB) fez um balanço positivo de sua atuação em 2025 e reforçou, em entrevista exclusiva ao Observatório Político de O Paralelo 13, que está preparado para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. Na conversa, o parlamentar destacou as parcerias com a bancada federal, a importância da Codevasf para os municípios tocantinenses, comentou a crise política no Estado com o afastamento do governador Wanderlei Barbosa e reiterou apoio à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha (União Brasil) ao Governo do Tocantins e à reeleição do senador Eduardo Gomes (PL).
MANDATO AVALIADO COMO “ALTAMENTE POSITIVO”
Jair Farias afirmou que o mandato de deputado estadual em 2025 foi “altamente positivo”, apesar do atraso na sanção do Orçamento da União. Segundo ele, o trabalho foi marcado pela forte articulação com prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, associações, igrejas e movimentos da sociedade civil organizada, tanto na região Norte quanto em municípios do Sul do Estado, como Porto Alegre do Tocantins e Gurupi.
O parlamentar destacou o papel das parcerias com a bancada federal para destravar recursos e projetos: “Nós temos conseguido um trabalho forte com os municípios, com articulação junto ao governo do Estado e também à bancada federal, principalmente com a senadora Dorinha, o senador Eduardo Gomes e o deputado Carlos Gaguim, que têm contribuído muito com o nosso mandato”, afirmou.
CODEVASF COMO “PORTO SEGURO” DOS MUNICÍPIOS

Na entrevista, concedida durante agenda na sede da Codevasf, onde acompanhou a entrega de máquinas e equipamentos aos municípios, Jair Farias classificou a companhia como um “divisor de águas” para o Tocantins. Ele lembrou que, quando foi prefeito, não contava com a estrutura da Codevasf no Estado.
O deputado fez questão de creditar ao senador Eduardo Gomes a articulação política que trouxe a Codevasf para o Tocantins, ainda no governo Jair Bolsonaro, e disse que hoje a companhia é um porto seguro para os 139 municípios: Caminhões basculantes, retroescavadeiras, pá-carregadeiras, caminhões compactadores de lixo, caminhões de carroceria, caminhonetes, tratores e implementos agrícolas – listou o parlamentar, reforçando que o volume de equipamentos é tão grande que muitos municípios têm dificuldade até de manter a estrutura de garagem e manutenção.
Para Jair Farias, a Codevasf fortalece diretamente a agricultura familiar, as associações e a oferta de serviços básicos de infraestrutura, especialmente na manutenção de estradas vicinais e apoio ao pequeno produtor rural.
CRISE POLÍTICA E AFASTAMENTO DE WANDERLEI BARBOSA
Questionado sobre o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a posse do governador interino Laurez Moreira, Jair Farias adotou tom cauteloso, mas defendeu o direito de defesa do chefe do Executivo. “É muito prematuro afirmar que ele não volta ou que volta com certeza. O que eu defendo é que ele tenha direito ao contraditório e à ampla defesa. Pelo que sabemos, o governador foi afastado, mas ainda nem é réu no processo. Eu espero que a justiça seja feita e que ele tenha a oportunidade de se defender”, afirmou.
Aliado de Wanderlei, o deputado reconhece que o cenário cria insegurança jurídica e política no Tocantins, mas diz que continua cumprindo sua função: “Nós estamos tocando nosso trabalho, visitando as bases, conversando com a sociedade e buscando soluções para as demandas do nosso povo.”
CRÍTICAS AO PACOTE DE R$ 3 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS

Jair Farias também comentou a proposta do governador em exercício, Laurez Moreira de destinar R$ 3 milhões no orçamento para os municípios. Apesar de reconhecer que, se os recursos forem liberados, serão bem-vindos, ele disse ver a medida com preocupação.
O parlamentar lembrou que recentemente o governo decretou situação de calamidade pública alegando falta de recursos e agora anuncia um grande volume de repasses aos municípios: “Eu não sei de onde está tirando o dinheiro se até pouco tempo se dizia que o Estado não tinha recursos. Ou está sendo criada uma narrativa de que o Estado estava quebrado ou estamos diante de uma mudança muito rápida em 60 dias. Espero que, se esses recursos forem mesmo liberados, isso seja feito de forma igualitária, respeitosa, e sem discriminar municípios por questões políticas.”
APOIO A DORINHA AO GOVERNO E A EDUARDO GOMES AO SENADO
Na seara eleitoral, Jair Farias confirmou que apoia a pré-candidatura da senadora Professora Dorinha ao Governo do Tocantins em 2026. Ele elogiou a trajetória da parlamentar e a classificou como “altamente preparada” para pacificar o Estado e implementar políticas públicas estruturantes.
O deputado ressaltou o papel da senadora na educação e na articulação nacional:

“Ela não precisa mais provar nada para ninguém. Foi gestora da educação do Tocantins, deputada federal, coordenadora da bancada, hoje senadora e uma das responsáveis pela nova lei do Fundeb. É respeitadíssima em Brasília e tem bom trânsito nas mais altas esferas de governo. Eu acredito no projeto da professora Dorinha e na possibilidade de termos a primeira mulher governadora do Tocantins”, disse.
Além disso, Jair Farias reafirmou seu alinhamento com o senador Eduardo Gomes, de quem é aliado, e defendeu a reeleição do parlamentar, hoje vice-presidente do Senado.
CAMINHO PARA A CÂMARA FEDERAL EM 2026
O deputado é hoje apontado nos bastidores como um dos nomes mais fortes para a disputa de deputado federal nas eleições de 2026, impulsionado pelo trabalho de base, pela proximidade com prefeitos e pela boa avaliação em várias regiões do Estado.
Na entrevista, ele evitou tom triunfalista, mas não escondeu que está pronto para dar o próximo passo: a migração da Assembleia Legislativa para Brasília. O discurso é ancorado na ideia de que sua atuação estadual, com forte presença nos municípios, credencia seu nome para representar o Tocantins na Câmara dos Deputados.
FIM DE ANO
Ao final da conversa, Jair Farias deixou uma mensagem de otimismo aos tocantinenses, com forte tom religioso:
“A minha mensagem é de fé, de coragem e de esperança. Que não percamos a esperança e que tenhamos confiança de que dias melhores virão para o nosso povo. Eu acredito que ninguém consegue derrotar aqueles que Deus escolheu para vencer.”
Com um mandato avaliado por ele como exitoso, sustentado em parcerias com a bancada federal e uma base municipalista consolidada, Jair Farias entra em 2026 como um dos protagonistas da disputa por uma cadeira na Câmara Federal, ao lado do projeto político que reúne a senadora Dorinha e o senador Eduardo Gomes no tabuleiro sucessório do Tocantins.