Tribunal de Contas e parceiros ofertaram mais de 20 serviços à população de Miracema
Da Assessoria
Mais de 400 pessoas participaram neste sábado, 30, do primeiro encontro regional do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, realizado no Colégio Tocantins, em Miracema. O evento contemplou 13 municípios da região e levou uma força-tarefa de serviços gratuitos, oficinas e palestras para gestores, secretários municipais, membros de conselhos, agentes de integração e toda a comunidade.
Serviços
No total, foram ofertados mais de 20 tipos de serviços gratuitos, incluindo consultas médicas e jurídicas, emissão de documentos, vacinação, exames preventivos, teste de DNA, oficinas de robótica, balcão de empregos, corte de cabelo, design de sobrancelhas, sorteio de ventiladores e distribuição de lâmpadas de LED.
Saúde
Mulheres realizaram exames de mamografia e papanicolau e receberam encaminhamentos de saúde. Uma moradora de Miracema, de 43 anos, fez seu primeiro exame de mama e achou a ação muito importante, pois precisaria ir à capital realizar o exame.
Já a moradora Aragoneide Martins recebeu orientação sobre saúde bucal para o filho. “Achei muito interessante porque o auxílio de um profissional faz toda a diferença”, disse ela, ao receber um kit de higiene. Além da distribuição de kits de higiene, o eixo da saúde disponibilizou triagem e encaminhamento de pacientes, aferição de pressão, testes de glicemia capilar, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e consulta em puericultura de 0 a 6 anos,
Cidadania e apoio às famílias
A comunidade ainda pode contar com emissão de certidões de nascimento e de carteiras de identidade para crianças de até 12 anos. O núcleo de justiça possibilitou audiências de conciliação, de pensão alimentícia, divórcio e investigação de paternidade. Além disso, o público recebeu direcionamento sobre inserção no mercado de trabalho
Paralelamente, orientações da Ouvidoria do TCETO e escolinha de trânsito para crianças e jovens fizeram parte programação. Aliás, quem passou pela escola foi convidado a responder a consulta pública do tribunal para ajudar a escolher os temas a serem fiscalizados.
Com a temporada de calor, houve sorteio de ventiladores e lâmpadas de led, que consomem menos energia, às famílias de baixa renda.
Inovação
A oficina de robótica, com um robô interativo, foi uma das atrações que mais despertaram a curiosidade das crianças e dos adultos. As famílias também puderam aprender a fazer massas salgadas e doces durante cursos que estimularam o empreendedorismo.
Palestras técnicas
Ao longo do dia, representantes das instituições parcerias apresentaram palestras sobre temas como saúde mental, alfabetização, plano municipal pela primeira infância, judicialização de políticas públicas e gestão eficiente do investimento em educação.
Sobre o programa
A iniciativa tem como objetivo unir forças pelo futuro das crianças tocantinenses em ações integradas para elevar os indicadores sociais na saúde, educação, assistência social e cidadania.
Calendário
Os próximos encontros regionais vão ocorrer nos municípios-polo de: Guaraí (13/09); Dianópolis (20/09); Gurupi (27/09); Araguatins (04/10); Araguaína (18/10).
Parceiros
Governo do Tocantins; Tribunal de Justiça (TJTO); Ministério Público (MPTO); Defensoria Pública (DPE); Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria da Saúde (SES); Polícia Militar (PM); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Controladoria-Geral da União (CGU); Associação Tocantinense de Municípios (ATM); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO); BRK; Energisa e Hospital de Amor.