Por Edson Rodrigues
Na política moderna, um dos ativos mais difíceis de encontrar é a capacidade de transferir votos. O tempo das grandes lideranças capazes de influenciar milhares de eleitores apenas com a palavra ficou para trás. Hoje, essa capacidade tornou-se uma verdadeira joia rara.
Mesmo assim, alguns personagens continuam preservando esse patrimônio político construído ao longo de décadas de vida pública. Em Palmas, um desses nomes atende por Carlos Braga.

Ex-deputado estadual, vereador por diversos mandatos, ex-presidente da Câmara Municipal de Palmas, ex-secretário de Estado e ex-secretário da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, Carlos Braga acumulou uma trajetória marcada pela presença constante na vida pública tocantinense. Mais importante do que os cargos que ocupou foi a rede de relacionamentos que construiu ao longo dos anos.
Advogado, homem de perfil discreto e conhecido pela simplicidade no trato com as pessoas, Braga consolidou uma extensa rede de amizades que atravessa bairros, distritos, zona rural, lideranças comunitárias, empresários e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. É um patrimônio político que não se mede apenas por votos, mas pelo respeito e pela confiança conquistados ao longo da carreira.

Siqueira Campos, Dona Aureny e Carlo Braga
Quem frequenta sua residência sabe que ela continua sendo ponto de encontro de amigos, compadres, afilhados e antigos companheiros de caminhada. Mesmo sem exercer mandato, Carlos Braga permanece presente nas conversas políticas da Capital.
Nos últimos dias, ele definiu uma parte importante de seu posicionamento para as eleições de 2026. Braga anunciou apoio à candidatura do deputado Jair Farias para a Câmara dos Deputados e à reeleição do deputado estadual Eduardo Mantoan para a Assembleia Legislativa.
O gesto não é apenas uma declaração de voto. Representa a entrada de uma liderança experiente na construção desses projetos eleitorais, especialmente em Palmas, maior colégio eleitoral do Tocantins.

Jair Farias, Carlos Braga e apoiador
Em conversa com o Observatório Político de O Paralelo 13, Carlos Braga afirmou que nunca se sentiu tão livre para escolher seus candidatos e pedir votos aos amigos. Segundo ele, a decisão em favor de Jair Farias e Eduardo Mantoan foi tomada com tranquilidade, baseada na confiança construída ao longo da convivência política.
Já em relação às disputas majoritárias, Braga prefere aguardar.
Disse que somente após as convenções partidárias definirá seu posicionamento para o Governo do Estado e para as duas vagas ao Senado. Afirmou ainda que pretende ouvir amigos, lideranças comunitárias, antigos companheiros de caminhada e pessoas de sua confiança antes de anunciar qualquer apoio.
A cautela revela também o momento vivido pela política tocantinense. As alianças ainda estão em formação, os palanques seguem sendo montados e muitos líderes preferem aguardar o encerramento das convenções antes de assumir compromissos definitivos.
Existe um velho ditado que diz que "bananeira velha não dá cacho". Na política, entretanto, a experiência costuma contrariar os ditados populares. Carlos Braga demonstra que prestígio político não depende exclusivamente de mandato. Depende, sobretudo, da credibilidade construída ao longo da vida pública.
E essa, ao que tudo indica, continua sendo uma de suas maiores credenciais.